Vereador Aprendiz

O Programa Vereador Aprendiz é desenvolvido pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Capivari para aproximar os estudantes da rede pública e privada da Casa de Leis.

O projeto permite aos participantes conhecerem as dependências do Palácio 10 de Julho e como funciona a Câmara Municipal, suas funções, os ritos de elaboração, tramitação, votação e execução de projetos de lei e das políticas públicas.

O trabalho começa ainda em sala de aula quando os professores mostram a seus estudantes como os vereadores desempenham suas funções por meio de requerimentos e indicações.

Como parte desse processo de aprendizagem, os alunos elaboram indicações, requerimentos e se candidatam a Vereador Aprendiz, preparando-se para a simulação de eleição a ser realizada posteriormente na Câmara de Capivari.

Já na Casa de Leis, os estudantes são recepcionados por vereadores e servidores e conhecem as dependências do Legislativo: Plenário, gabinetes dos vereadores, sala de reuniões, Plenarinho, além de salas administrativas.

No auditório do Plenário, para compreensão mais aprofundada do funcionamento do sistema político no País, um servidor capacitado ministra palestra explicando as diferenças entre os Poderes Executivo, Legislativo e Jurídico, e como funciona o processo eleitoral municipal.

Em seguida, é realizada a eleição simulada entre os candidatos a Vereador Aprendiz. Os 13 mais votados ocupam as cadeiras dos vereadores do Município, montam chapas e “elegem” a Mesa Diretora, replicando o processo de posse dos representantes municipais.

Ao vivenciarem de forma prática as responsabilidades e os desafios enfrentados pelos vereadores, esses estudantes podem vir a se tornar agentes de mudança em potencial, inspirados a fazer a diferença em suas comunidades.

Unidades de ensino interessadas em participar do Programa Vereador Aprendiz podem entrar em contato com a Escola do Legislativo da Câmara de Capivari por meio do telefone (19) 3492-9740.