Membros da Escola do Legislativo visitam Itapevi para troca de experiências

Crédito da fotografia: Geovana Yasmin (estagiária da Escola do Parlamento de Itapevi)
Membros das Escolas do Legislativo de Capivari e Itapevi posam no plenário da Câmara Municipal itapeviense

Visita enfatizou a importância da autonomia financeira e qualificação dos cursos oferecidos

Em um esforço contínuo para aprimorar a oferta educacional e o envolvimento cívico, membros da Escola do Legislativo de Capivari realizaram uma visita técnica à Escola do Parlamento de Itapevi, na última quinta-feira, dia 5. A visita teve como objetivo principal a troca de experiências sobre a gestão de escolas legislativas e a implementação de programas educacionais eficazes.

Durante a visita, os participantes de Capivari puderam conhecer de perto a infraestrutura e os métodos de administração empregados pela Escola de Itapevi, que incluem um sistema administrativo próprio e um modelo simplificado de credenciamento, que facilita o processo de proposituras dos cursos oferecidos à comunidade. A escola legislativa de Itapevi, conhecida pela sua biblioteca robusta e pelo uso eficiente de verbas próprias, destacou-se por sua autonomia e a capacidade de oferecer pagamentos baseados na qualificação dos professores, assegurando assim, um alto padrão de ensino. Além disso, a realização dos pagamentos via empenho público garantem a transparência e a legalidade dos eventos ofertados.

Wellinton Silva, analista do legislativo e diretor-executivo da Escola de Itapevi, destacou a importância da autonomia financeira: “É um dos pilares que permite a execução de um bom curso, a escolha de bons professores e a realidade do próprio processo em si. Fomenta o suporte da Câmara e é primordial para que a escola consiga realmente se desenvolver de forma plena, tenha um bom andamento das ações e consiga desenvolver os cursos para a comunidade e para os servidores em geral.”

O advogado, mestre Murilo Kerche, procurador-jurídico da Câmara Municipal e coordenador da Escola do Legislativo de Capivari, expressou sua satisfação com as informações adquiridas. “Fomos muito bem recebidos pela Escola do Legislativo de Itapevi. A principal lição é que temos muito o que fazer. Pela experiência que o pessoal aqui já tem e nos passaram, há muitas frentes que podem ser abordadas e tudo isso será proveitoso,” disse ele.

Além de Murilo, também estiveram presentes representando a Escola de Capivari, a diretora legislativa da Câmara e diretora da Escola, Laíssa Souza; o jornalista da Câmara e secretário da Escola, André Marinho, e os conselheiros acadêmicos, Carlinhos Gomes e Daniela Canto.

Os representantes da Escola do Legislativo de Capivari consideraram a visita enriquecedora, especialmente no que diz respeito à missão da escola e ao foco na legalidade, transparência e autonomia dos cursos. Ambas as instituições reafirmaram seu compromisso com a educação legislativa como uma ferramenta vital para fortalecer a democracia e o engajamento cívico.