Fórum Capivari 200 Anos – Que Cidade Queremos em 2032?
O “Fórum Capivari 200 Anos – Que Cidade Queremos em 2032?” será promovido para pensar o município e seus desafios tanto atuais como das gerações futuras. Deverá ser organizado pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal após criação e regulamentação por meio de legislação pertinente da Casa de Leis.
O objetivo é reunir diversos segmentos da sociedade civil de Capivari para realizar um diagnóstico da situação da cidade em diversas áreas, como Educação, Saúde, Cultura, Esportes, Mobilidade Urbana, Habitação, Segurança Pública, Indústria e Comércio, Emprego, Urbanismo, Obras, Planejamento, Serviços Públicos, Meio Ambiente, Transporte Coletivo, Direito dos Idosos, Direito da Mulher, Servidores Públicos e Defesa dos Animais.
O grupo de discussão de cada área será formado por vereadores, autoridades locais, especialistas e acadêmicos. Fará, através de reuniões internas e audiências públicas, um levantamento da situação atual e apontará, principalmente sob a ótica do desenvolvimento humano, da infraestrutura urbana, tecnologia e sustentabilidade, o cenário ideal para Capivari em 2032, quando então o município completará 200 anos de fundação.
Após a conclusão do estudo de cada área, o Fórum deverá apontar quais medidas podem ser implantadas de imediato e aquelas que precisam de médio ou longo prazo para sua realização. Todas, porém, devem ser divulgadas para a população em geral e enviadas para os setores competentes para que viabilizem sua concretização.
As ações sugeridas pelo “Fórum Capivari 200 Anos – Que Cidade Queremos em 2032?” também servirão de base na Câmara Municipal para aprovação do Plano Plurianual (PPA), da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e da Lei Orçamentária Anual (LOA) para a garantia de recursos e políticas públicas para sua execução.
Com o Fórum, a Escola do Legislativo espera aproximar ainda mais a Câmara Municipal da população e contribuir efetivamente para a construção de uma Capivari moderna, conectada com seu povo e sensível para os desafios de sua nova era.