Escola do Legislativo celebra novamente diversidade e legado de Tarsila do Amaral

Participantes da apresentação 'A diversidade de corpos nas formas de Tarsila' na Câmara Municipal, unidos pela arte e diversidade.

Performance sensorial reuniu dança, literatura e audiovisual, destacando inclusão e reinterpretação da obra da artista

Na última quinta-feira, dia 19, a Câmara Municipal de Capivari foi novamente palco da apresentação “A diversidade de corpos nas formas de Tarsila”, uma performance coreográfica sensorial que estimulou os sentidos do público. O evento integrou dança, literatura, audiovisual e artes plásticas, destacando o processo criativo de meninas e mulheres com e sem deficiência, inspirado nas obras de Tarsila do Amaral.

A idealizadora do projeto, Renata Guidetti Turcheti, desenvolveu a proposta com intuito de reimaginar quem foi Tarsila e seus desafios, a partir do contexto social, cultural e político vivenciado por ela à época. Além da performance, o público foi presenteado com a recitação de poemas e cartas pessoais de Tarsila, incluindo poemas e cartas pessoais, oferecendo uma visão íntima da vida da renomada artista brasileira.

O evento também foi marcado pela inclusão, contando com a participação de cadeirantes e a realização de atividades sensoriais, como a exploração de obras de Tarsila em alto relevo por pessoas vendadas. Uma das participantes, que é deficiente visual, foi auxiliada por uma audiodescritora, garantindo que todos pudessem vivenciar a experiência de forma plena.

Mais informações sobre o projeto podem ser encontradas no site oficial: projetoadctf.com.br.