1 – Capacitação de servidores e vereadores

Programas voltados para o aprimoramento de competências técnicas referentes às funções do Legislativo e de habilidades sociais, incluindo as comunicativas, para a interação com a diversidade, as minorias, respeitando as múltiplas experiências, origens, culturas e perspectivas do ser humano.

O objetivo é desenvolver espírito de equipe, empatia, capacidade de resolução de conflitos ou demandas individuais, coletivas e sociais, visando a representatividade, o interesse público, a transparência e o comprometimento com a legalidade e as instituições democráticas do País.

Os temas incluem técnicas e práticas legislativas, excelência no atendimento ao cidadão, linguagem simples, tecnologias de informação, redes sociais, políticas públicas, orçamento municipal, meio ambiente, obrigação social, responsabilidade fiscal, dentre outros tópicos educacionais.

2 – Educação para a cidadania

Programas focados na formação de pessoas solidárias, pluralistas, críticas, criativas, independentes, responsáveis, conhecedoras de seus direitos e deveres, além de preparadas para o diálogo pautado pelo respeito ao próximo e pelos princípios democráticos que regem a sociedade brasileira.

O que se pretende com esse eixo temático da Escola do Legislativo é colaborar para a construção de uma sociedade mais justa, pacífica, tolerante, empática e inclusiva, baseada nos valores universais de respeito à diversidade e aos direitos consagrados à vida, à liberdade e à segurança pessoal.

Os assuntos englobam conceitos e práticas democráticas; relações pessoais, de consumo; meio ambiente; inclusão, acessibilidade; cooperativismo; sustentabilidade; economia solidária; direitos humanos; questões globais; desafios locais; dignidade; respeito; Objetivos de Desenvolvimento Sustentával (ODS); além de outros temas pertinentes.

3 – Difusão cultural

Programas destinados à valorização e ao resgate da identidade de nosso povo, por meio de ações que reconstruam e divulguem sua história e democratizem o acesso aos bens culturais, respeitando singularidades, diversidades, manifestações populares, deveres, direitos individuais e coletivos.

O propósito é realizar atividades para estimular os cidadãos a manifestarem seus potenciais, sejam eles literários, poéticos, criativos, por meio de exposições, concursos ou outras formas de produção cultural que façam frente aos desafios de uma sociedade cada vez mais tecnológica e globalizada.

Os conteúdos abordam tópicos relacionados ao convívio social; às histórias local, política, administrativa de Capivari; à democratização do acesso aos bens culturais; ao fomento da preservação da memória, dos personagens e fatos que influenciaram a cidade desde sua criação.

4 – Capacitação para agentes políticos

Programas destinados ao desenvolvimento de competências para o pensamento crítico, ordenado e criativo, com base nos valores universais de justiça, igualdade, dignidade e respeito à diversidade e às minorias; e para o desempenho das atividades parlamentares com excelência junto à população.

A finalidade é oferecer ações em quatro áreas: social, para melhoria na qualidade de vida e justiça; ambiental, para a preservação e conservação do meio ambiente às futuras gerações; econômica, para a criação de um modelo solidário; institucional, para fortalecer a representatividade e democracia.

As temáticas apresentam ferramentas para uma atuação efetiva junto à população; redes sociais; políticas públicas; sociedade e economia; recursos naturais; município, estado, nação e mundo; estímulo para transformações sustentáveis e afirmativas; orçamento público, mobilidade e afins.