Câmara de Capivari se inspira em quatro escolas legislativas de sucesso

Servidores municipais pesquisam legislação e boas práticas em Casas de Leis de Piracicaba, Araras, Itapevi e Limeira; quatro eventos-teste também auxiliaram na implantação de projeto no município

Servidores da Câmara Municipal de Capivari buscaram conhecimento, legislação, boas práticas pedagógicas e experiências acumuladas em quatro escolas legislativas, consideradas referências no assunto, antes de colocarem em funcionamento a Escola do Legislativo capivariano. Eventos-teste também foram realizados como forma de aprendizagem e para as adaptações necessárias do modelo projetado.

As visitas presenciais começaram pela Escola do Legislativo “Antonio Carlos Danelon – Totó Danelon”, da Câmara Municipal de Piracicaba. A delegação de Capivari foi recebida pelo diretor da unidade, o vereador Pedro Kawai, e pela secretária da instituição, a pedagoga Érica Dinis. Conheceu as atividades e dependências e recebeu cópias das principais legislações que resguardam a Escola do Legislativo de Piracicaba.

Servidores de Capivari também foram atrás da experiência bem-sucedida da Escola Legislativa “Vereador Dr. Francisco Nucci Neto”, da Câmara Municipal de Araras. O Chefe de Gabinete da Presidência do Legislativo ararense, Vinícius Franzoni, e a pedagoga legislativa Caroline Mazon Gomes, apresentaram as ações desenvolvidas e forneceram material de apoio que ajudou na concretização do projeto em Capivari.

A delegação de Capivari ainda passou pela Câmara Municipal de Itapevi e conheceu a Escola do Parlamento “Dr. Osmar de Souza”. Foram recepcionados e orientados pelo diretor geral Roberto Lamari, que também é o atual presidente da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL); pelo diretor executivo Welliton Silva; pelo analista em letras Jadson Nunes; e pelo diretor acadêmico Rafael Sasaki.

Por último, os servidores municipais da Câmara de Capivari foram até Limeira, na Escola Legislativa “Paulo Freire”, da Casa de Leis daquela cidade. A diretora Giane Boscolo e o agente legislativo Alexandre Stocco Golanda apresentaram os projetos desenvolvidos e a abrangência do público da instituição, disponibilizaram legislação, formulários cadastrais e deram dicas para a implantação da Escola na cidade de Capivari.

“As escolas legislativas de Piracicaba, Araras, Itapevi e Limeira nos ajudaram muito compartilhando experiências e material de apoio para instalação de nossa Escola do Legislativo”, disse a diretora legislativa da Câmara Municipal de Capivari, Laíssa Souza. “Foi muito importante para nós conhecermos as experiências e os casos de sucesso de cada uma delas”, falou o jornalista do Legislativo capivariano, Paulo César Faggionato.

Além das visitas presenciais, quatro eventos-teste serviram de base para a implantação da Escola do Legislativo de Capivari. Eles foram organizados só pelo Legislativo ou em parcerias com a Prefeitura; com a Escola Maria Januária; e com os escritórios FRM Advogados e Ometto Advocacia:

Exposição – 8 Anos do Palácio 10 de Julho

Palestra – Desvendando a LGPD: Preparando-se para os Impactos e Desafios nas Empresas

Visita dos alunos da Escola Maria Januária à Câmara de Capivari

Roda de Conversa sobre o Autismo