Conheça as origens dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

As ODS também orientarão as ações da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Capivari

Debates começaram na Rio +20, realizada no Brasil, em 2012, e foram finalizados três anos depois na Cúpula da ONU para o Desenvolvimento Sustentável, em Nova York

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU têm suas raízes na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, mais conhecida como Rio +20, realizada no Brasil, em 2012, que contou com a participação de chefes de Estado e de Governo de 188 nações (das quais, 185 dentre os 193 países-membro da ONU, além de representantes do Vaticano, da Palestina e da União Europeia).

Neste evento, os líderes se reuniram para discutir os desafios globais do desenvolvimento sustentável e para criar uma agenda que substituísse os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), que expiravam em 2015.

Durante a Rio +20, ficou claro que os ODM, apesar de terem alcançado alguns progressos significativos, ainda deixavam muitos desafios sem solução. Foi reconhecido que uma abordagem mais abrangente e integrada era necessária para enfrentar os problemas interconectados de pobreza, desigualdade social, degradação ambiental e mudança climática.

Assim, foi estabelecido um processo de negociação liderado pela ONU para desenvolver uma nova agenda de desenvolvimento sustentável. Esse processo envolveu consultas com governos, organizações da sociedade civil, setor privado e outros atores relevantes em todo o mundo.

Após anos de discussões e negociações intensas, os líderes mundiais finalmente adotaram os 17 objetivos em setembro de 2015, durante a Cúpula das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, realizada em Nova York. Esses objetivos foram acompanhados por uma série de metas específicas, conhecidas como Metas de Desenvolvimento Sustentável (MDS), destinadas a orientar os esforços de implementação em nível nacional e global.

Os ODS representam uma visão compartilhada para um futuro mais justo, próspero e sustentável para todos. Refletem o compromisso renovado com a erradicação da pobreza, a proteção do planeta e a promoção do bem-estar de todas as pessoas. Desde então, têm servido como um roteiro para orientar políticas, programas e iniciativas em todo o mundo, unindo países, organizações e indivíduos em um esforço coletivo para transformar nosso mundo para melhor. Esses 17 objetivos também orientarão as ações da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Capivari.

Todos os 193 países-membros das Nações Unidas participaram das negociações e adoção dos ODS. Isso inclui países de todas as regiões do mundo, desde as maiores economias até as nações menores e menos desenvolvidas. A implementação dos ODS é uma responsabilidade compartilhada por todos, independentemente de seu nível de desenvolvimento, e requer cooperação internacional e parcerias sólidas entre governos, setor privado, sociedade civil e outros atores relevantes.

Ao longo dos anos, o Brasil tem avançado na implementação desses objetivos, gerando impactos positivos em áreas como erradicação da pobreza, saúde, educação, igualdade de gênero, meio ambiente e desenvolvimento econômico. No entanto, ainda há muito a ser feito para garantir que ninguém seja deixado para trás e que possamos construir um futuro mais justo e inclusivo.